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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Duvidas sobre a redação do ENEM.








Tema: “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”  


 Com certeza, esse tema pegou quase todos os alunos de surpresa. Diante de tal realidade, tenho diversas duvidas.

  •          Como posso fazer uma avaliação do século, se só 12 anos se passaram?
  •          Como entender o tal ‘movimento imigratório’ com o aumento do numero de ilegais?
  •          Como perceber a importância deste fenômeno, com o que aconteceu nos séculos XIX e XX?
  •          Como comparar a vinda, incentivada, dos italianos, por exemplo, com a entrada de Haitianos e Bolivianos, clandestinos?  
  •          Como elaborar uma proposta de ‘solução’ dentro da perspectiva dos direitos humanos?
  •          Será que posso redigir criticas, ou tenho que ‘rezar’ pela cartilha ideológica dos direitos humanos, acima das leis do país?

 Sinceramente, não vejo como podemos fazer a avaliação de um século, no caso, o XXI, passados somente 12 anos. E se neste curto período, há entrada de imigrantes no Brasil, principalmente de Haitianos e Bolivianos, não podemos comparar com a vinda de Italianos e Japoneses, que aqui chegaram, para trabalhar no desenvolvimento da nação, trazendo consigo, seus costumes e toda sua cultura, interferindo, desta forma, na formação multicultural do país.

 Diferentemente, com os atuais imigrantes, oriundos de países assolados por catástrofes naturais, guerras civis e por condições de miséria econômica, criou-se um problema de extrema grandeza, em que, o próprio governo não sabe o que fazer com Haitianos e muito menos, com os Bolivianos que são submetidos a trabalho escravo nas fabricas de confecções, por exemplo.  O que prova que, mesmo uma analise simplória, desfaz o comparativo positivo à que foi induzido o aluno ao ler os textos e elaborar a sua redação.

 E como se não bastasse, ainda tem que propor uma solução, embasada nos direitos humanos. Ou seja, a fala critica, da atual situação, não pode ser evidenciada, pois se corre o risco, de ter a nota zerada. Então o que fazer diante de tal dilema? Conceder visto permanente, a todos os ilegais, já que expatria-los, seria ferir os direitos humanos?

 No mundo ideológico do ENEM, devem-se deixar de lado as leis do país e induzir os alunos a teorizar falácias.

  E como ultima duvida, pergunto. Se expatriar Haitianos e Bolivianos é ir de encontro aos direitos humanos, o que dizer de cubanos que são deportados?

  É a Cartilha ideológica, totalmente contraditória... 

Esta é minha opinião, 
porque calado, qualquer idiota parece inteligente.

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