Muita festa, com direito a bolos e muitas felicitações. Nada estranho em se tratando de aniversário.
Mas, nem tudo é a festa, temos que arrumar a casa para receber os convidados, organizar tudo a contento, afinal queremos que todos saiam satisfeitos e felizes.
Congraço-me com todos, pois também, sou parte dos convidados. No caso, morador e cidadão de Arapiraca, a jovem senhora aniversáriante.
Vejo o quanto tem sido feito por essa cidade. É notório os investimentos em educação, saúde, calçamentos, moradia, limpeza, iluminação, enfim, nos serviços básicos de melhoramento da cidade.
Dos 87 anos, só a pouco mais de uma década, é que vem sendo feito, de fato, ações que veremos como essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade... mas, muito mais precisa ser feito.
Nestes últimos dias, vi várias reações publicas "de amor pela terrinha", assim como vi também, muitas reclamações em coisa pontuais, coisas que estão ligadas diretamente com o povo, tanto da zona urbana, quanto da rural.
É mais do que justo que façamos criticas, não a critica pela critica, ou pela magoa mas, criticas para que os problemas pontuais sejam minimizados e tragam o bem estar para os cidadãos.
Em recente estudo realizado em 106 cidades com mais de 200 mil habitantes, vemos na questão especifica de saneamento, que em Arapiraca, estamos engatinhando em números da população atendida com rede de esgoto. Por exemplo, enquanto Americana, interior de São Paulo, 99% da população é atendida com saneamento, em nossa cidade só 19% é atendida. Neste mesmo estudo, fala-se que necessitaríamos de investimentos na ordem de $ 250 milhões, só que o orçamento anual da prefeitura não passa de $ 360 milhões. Ressalta-se aqui que, "na ultima década, foram investidos $ 17 milhões nesta área." Investimento modesto mas, que dobrou o alcance do sistema de esgoto. Infelizmente, das 106 cidades pesquisadas, a nossa ficou com o pior índice.
Mas qual a formula de Americana/SP? -Investimento. Lá se começou a construir as primeiras tubulações em 1902, por empresários alemães. E em 1928, entrou em vigor uma lei que implementava a rede de esgoto em todo município. Em Americana/SP, 100% dos esgotos recebem tratamento.
Alguém dirá, o que temos com Americana/SP? -Direi, tudo. Acho, que devemos nos espelhar no melhor exemplo. Devemos estar atentos a essa questão e de olho nos futuros governantes de nossa terra. Afinal, que desagradável será, convidar muita gente à nossa casa, para nosso aniversário, e os convidados "sujarem os pés de lama", pois na frente de nossa casa passa o esgoto, sujo e fétido, ou seja, levaram a sujeira para dentro de nossas casas. Extremamente desagradável.
Mesmo com um grande número de bairros assistidos com calçamento e saneamento, ainda há muitos a espera deste mesmo beneficio.
Há um dito popular que diz que, "politico não faz saneamento, porque obra que ninguém ver, não dá voto". Podemos até não ver, mas sentimos na própria pele o problema, não pela questão estética mas, por questões de saúde publica. Pense em quanto se gasta com atendimentos, por causa de diarreia? quantos dias sem trabalhar e produzir, por conta de estarmos acamados, doentes...
Precisamos cobrar dos nossos futuros gestores, compromisso com rede e tratamento de esgoto e principalmente água tratada, problema que atualmente aflige a maioria de nossos municipes. Segundo esse mesmo estudo, só 1/3 de nossa população é atendida com água encanada. É muito seria a situação. Pense nos inúmeros conjuntos habitacionais que estão sendo inaugurados em nossa cidade... haverá água para todos, se já falta para a maioria??
Se estamos caminhando para o futuro, devemos buscar a excelência nos serviços públicos, devemos adaptar à nossa região, os bons exemplos de outras cidades que como a nossa, têm mais de 200 mil habitantes.
Excelência em geração empregos, como Paulista/PE com índice de 21,3% de 2009 para 2010. Graças ao grande numero de cursos proficionalizantes, o que gera mão de obra qualificada, atraindo assim os empresários. Mão de obra especializada, mais trabalho...
Devemos também, ter excelência na educação básica, como Marilia/SP com IDEB pontuando 6,4. Um otimo caminho que estamos trilhando, são as escolas de tempo integral. Além de mantermos as crianças com suas atividades escolares, as incentivamos em outras, afastando-as das ruas...
Um dos pontos nevrálgico de nossa condição de cidade grande, é a violência. Precisamos, conjuntamente com ações praticas e não demagógicas, do Estado, atuarmos com mais eficiência no combate à violência. Guarda municipal, monitoramento com câmeras, são algumas das possibilidades que se pode criar para minimizar o problema. Atentos portanto, aos futuros governantes de nossa amada terra.
Precisamos melhorar a nossa renda per capita, estamos como a 3º pior renda entre as 106 cidades pesquisadas. Gestores têm que trazer mais industrias para nossa região, investir mais em infraestrutura e se possível, incentivos fiscais para quem quer investir em nosso município.
Precisamos tratar da questão do lixo, como por exemplo Stº André/SP onde 100% da população é atendida pela coleta e destino do lixo. Precisamos implementar a coleta seletiva, a criação de cooperativas de reciclagem, enfim, gerar riqueza do lixo.
Devemos seguir e buscar o exemplo em excelência de Presidente Prudente/SP, onde são 8 óbitos em cada 100.000 nascidos vivos. Onde o acompanhamento à gestante, começa a partir do teste de gravidez, até a hora do parto. Sei que muito tem sido feito, mas não devemos nos "conformar" até chegarmos a um nível de excelência em saúde publica. É louvável o reconhecimento pelo trabalho bem feito, imagine ser exemplo para os demais... ganham todos, tanto os usuários, quanto os gestores.
Acho que agora, podemos organizar o próximo aniversário de nossa cidade, com os dois pés no futuro. E esse futuro está em nossas mãos, portanto, cobre, fiscalize e fique de olho nas propostas de campanha dos próximos postulantes à prefeitura.
Assim como a um filho amado, teço minhas criticas para que ele cresça e melhore a cada dia, não só por achar que ele está errado, nisso ou naquilo mas, para que seja de forma construtiva e solida o seu crescimento.
ESTA É MINHA OPINIÃO. porque ficar calado, faz qualquer idiota parecer inteligente.
dados colhidos na Veja,edição 2241 nº 44
Belo texto amigo, eu gostaria de ter toda essa classe na hora de escrever. Só que como você mesmo diz "MINHA LEITURA É POUCA" Temo pelo futuro de Arapiraca pois vejo que o compromisso com o social é minimo, a pouco tempo tive que mandar meu irmão levar um cidadão pra um hospital da cidade já que no regional não tinha transporte disponivel, isso pra mim é tratar o povo como lixo e digo mais, muita gente não tem muito o que comemorar nesse momento.
ResponderExcluirAmigo Daniel, obrigado pela visita. Por isso conclamo sempre, que as mudanças necessarias estão nas nossas mãos.Precisamos criticar e sugerir sobretudo, afinal somos usuarios desta ferramenta democratica.Criticas contrutivas, só ajudam no processo. Abração.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!"É mais do que justo que façamos criticas, não a critica pela critica, ou pela magoa mas, criticas para que os problemas pontuais sejam minimizados e tragam o bem estar para os cidadãos."
ResponderExcluir