A palavra suicídio (sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-infligida. De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo.
O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos. Ainda conforme informações da OMS, a média de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos, em particular nos países em desenvolvimento.
Pode-se constatar que há certos fatores que estão relacionados a uma maior ou menor probabilidade de cometer o suicídio. Por exemplo, doenças físicas, tais como câncer, epilepsia e AIDS ou doenças mentais, alcoolismo, uso de drogas, depressão e esquizofrenia. (fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?401 )
Poucas atitudes humanas são tão enigmáticas quanto o suicídio. O inexplicável ganha contornos ainda mais trágicos quando o comportamento suicida se multiplica entre os integrantes de uma família. Semana passada, um terceiro membro de uma família, (http://www.7segundos.com.br/noticias/editoria/policia/tragedia-estudante-de-15-anos-se-mata-com-um-tiro-no-peito/8586) comete esse ato tresloucado. É claro que foi noticia recorrente em vários sites, e como não poderia deixar de ser, vários comentários foram deixados. Muitos, desejando força à família, naturalmente. Mas, o que mais me chamou a atenção, foram os comentários de pseudo-especialistas na arte de dar pitaco, no que não entendem.
Alguns disseram que era depressão. Como assim, se 90% dos depressivos não se matam?
Mas, minha critica vai para aqueles fanáticos religiosos, que sem sentimentos, mesmo que falsos, de "verdadeiros cristãos", foram contundentes em dizer que o referido suicida, ia "direto para o inferno" que "a família era amaldiçoada" que "Deus não perdoa..." e que "não tinha Deus no coração..." blá, blá, blá.
Então, especialistas, o suicídio tem tudo haver com algo espiritual e sobrenatural? Que a falta disso ou daquilo, leva uma pessoa a auto-extinção? É isso?!
Quero dizer, meus caros fanáticos religiosos, que desde Platão que se discutem as prováveis causas do suicídio.
• A filosofia, discutia as questões morais ligadas ao direito ou não do autoaniquilamento. (se matar)
• A doutrina medieval estabelecia que a autodestruição (se matar) violava o princípio de que o corpo humano pertencia a Deus.
• O iluminismo, analisava o suicídio do ponto de vista da experiência individual, e não da religião.
• O positivismo, achava que o ato de se matar era uma decisão movida essencialmente por motivos sociais – como a falta de vínculos fortes com a sociedade, por exemplo.
• Já os existencialistas colocaram o suicídio no centro do debate sobre a razão de viver, como se fosse uma saída plausível para cada um de nós.
Você que acha que é falta de Deus cometer suicídio. Responda, os Ateus são os que mais se matam?
Acho que respostas para algo que não se sabe explicar ficam fáceis, quando alguns, incluem logo, a imbecilidade religiosa como justificativa para quase tudo...
São muitos os fatores, que fazem uma pessoa ultrapassar o limite do racional e se matar. E por enquanto, não teremos a certeza dos porquês. Nem mesmo a estatística, é suficiente para esclarecer totalmente o que leva uma pessoa a cancelar sua existência.
A minha certeza, é que, nessa vida não existe a felicidade plena, não perca seu tempo em procura-lá, pois se frustará, o que realmente existe são pequenos momento de felicidades, por isso curta plenamente esses pequenos momentos, pois serão suas melhores recordações!
Porque calado, qualquer idiota parece inteligente.
Parabéns pela riqueza de correntes de pensamento acerca de um assunto tão polêmico e angustiante.
ResponderExcluirAo longo de nossa vida foram vários os casos que vivenciamos desde a minha adolescência aí em Arapiraca. Só Deus para nos confortar e aceitar essas tristes partidas de pessoas próximas à nós que jamais entenderemos.
Mas uma coisa é Certa, por isso sempre pedimos: Que Deus a Proteja e Ilumine.
moça, se a cada 100 pessoas com depressão 15 colocão fim a própria vida, não são 90% e sim 85%, dá uma pesquisada meu amor, e sim 100% dos casos de suicídio é a depressão, e isso não vem de uma pseudo especialista, e sim de uma estudiosa do assunto, os 85% que não se matam é por que tiveram ajuda ou buscaram por uma, os casos que você mencionou, tds são de depressão, depressão por medo da dor da doença ou por não aguentar mais, o alcoolismo e o uso de drogas, já são por si só sinais de depressão, por que é a pessoa buscando anestesiar uma vida que ela acha dolorosa, a esquizofrenia entre outras doenças mentais, em alguns casos são acompanhados da depressão, não são tds que sofrem de algum laudo psiquiátrico que sofrem de depressão, mas pode acontecer, é igual a qualquer doença, a depressão é um sintoma, mas assim como numa gripe, você pode ter tds os sintomas ou não.
ResponderExcluir