VOCÊ ESTÁ SENDO CONVIDADO(A),A ENTRAR NUM ESPAÇO ONDE AS CRITICAS E EVENTUAIS SUGESTÕES,SÃO ESTRITAMENTE PESSOAIS. ATUALIDADES TÊM VIDA PROPRIA E SERÃO DESTILADAS COM PURO ACIDO,PROVENIENTE DESTE HUMILDE "POUCA LEITURA"... ESPERO POLEMIZAR/DEBATER COM VOCÊ,OS TEMAS AQUI PROFERIDOS. BEM VINDO


Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de abril de 2012

O que leva uma pessoa ao suicídio?



A palavra suicídio (sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-infligida. De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo.

O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos. Ainda conforme informações da OMS, a média de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos, em particular nos países em desenvolvimento.

Pode-se constatar que há certos fatores que estão relacionados a uma maior ou menor probabilidade de cometer o suicídio. Por exemplo,  doenças físicas, tais como câncer, epilepsia e AIDS ou doenças mentais, alcoolismo, uso de drogas, depressão e esquizofrenia. (fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?401 )

Poucas atitudes humanas são tão enigmáticas quanto o suicídio. O inexplicável ganha contornos ainda mais trágicos quando o comportamento suicida se multiplica entre os integrantes de uma família. Semana passada, um terceiro membro de uma família, (http://www.7segundos.com.br/noticias/editoria/policia/tragedia-estudante-de-15-anos-se-mata-com-um-tiro-no-peito/8586comete esse ato tresloucado. É claro que foi noticia recorrente em vários sites, e como não poderia deixar de ser, vários comentários foram deixados. Muitos, desejando força à família, naturalmente. Mas, o que mais me chamou a atenção, foram os comentários de pseudo-especialistas na arte de dar pitaco, no que não entendem.

Alguns disseram que era depressão. Como assim, se 90% dos depressivos não se matam?

Mas, minha critica vai para aqueles fanáticos religiosos, que sem sentimentos, mesmo que falsos, de "verdadeiros cristãos", foram contundentes em dizer que o referido suicida, ia "direto para o inferno" que "a família era amaldiçoada" que "Deus não perdoa..." e que "não tinha Deus no coração..."  blá, blá, blá.

 




 Então, especialistas, o suicídio tem tudo haver com algo espiritual e sobrenatural? Que a falta disso ou daquilo, leva uma pessoa a auto-extinção? É isso?! 





Quero dizer, meus caros fanáticos religiosos, que desde Platão que se discutem as prováveis causas do suicídio.

•        A filosofia, discutia as questões morais ligadas ao direito ou não do autoaniquilamento. (se matar)
•        A doutrina medieval estabelecia que a autodestruição (se matar) violava o princípio de que o corpo humano pertencia a Deus.
•        O iluminismo, analisava o suicídio do ponto de vista da experiência individual, e não da religião.
•        O positivismo, achava que o ato de se matar era uma decisão movida essencialmente por motivos sociais – como a falta de vínculos fortes com a sociedade, por exemplo.
•        Já os existencialistas colocaram o suicídio no centro do debate sobre a razão de viver, como se fosse uma saída plausível para cada um de nós.

Você que acha que é falta de Deus cometer suicídio. Responda, os Ateus são os que mais se matam?

Acho que respostas para algo que não se sabe explicar ficam fáceis, quando alguns, incluem logo, a imbecilidade religiosa como justificativa para quase tudo...

São muitos os fatores, que fazem uma pessoa ultrapassar o limite do racional e se matar. E por enquanto, não teremos a certeza dos porquês. Nem mesmo a estatística, é suficiente para esclarecer totalmente o que leva uma pessoa a cancelar sua existência.

A minha certeza, é que, nessa vida não existe a felicidade plena, não perca seu tempo em procura-lá, pois se frustará, o que realmente existe são pequenos momento de felicidades, por isso curta plenamente esses pequenos momentos, pois serão suas melhores recordações!


ESTA É MINHA OPINIÃO.
                      Porque calado, qualquer idiota parece inteligente.

2 comentários:

  1. Parabéns pela riqueza de correntes de pensamento acerca de um assunto tão polêmico e angustiante.
    Ao longo de nossa vida foram vários os casos que vivenciamos desde a minha adolescência aí em Arapiraca. Só Deus para nos confortar e aceitar essas tristes partidas de pessoas próximas à nós que jamais entenderemos.
    Mas uma coisa é Certa, por isso sempre pedimos: Que Deus a Proteja e Ilumine.

    ResponderExcluir
  2. moça, se a cada 100 pessoas com depressão 15 colocão fim a própria vida, não são 90% e sim 85%, dá uma pesquisada meu amor, e sim 100% dos casos de suicídio é a depressão, e isso não vem de uma pseudo especialista, e sim de uma estudiosa do assunto, os 85% que não se matam é por que tiveram ajuda ou buscaram por uma, os casos que você mencionou, tds são de depressão, depressão por medo da dor da doença ou por não aguentar mais, o alcoolismo e o uso de drogas, já são por si só sinais de depressão, por que é a pessoa buscando anestesiar uma vida que ela acha dolorosa, a esquizofrenia entre outras doenças mentais, em alguns casos são acompanhados da depressão, não são tds que sofrem de algum laudo psiquiátrico que sofrem de depressão, mas pode acontecer, é igual a qualquer doença, a depressão é um sintoma, mas assim como numa gripe, você pode ter tds os sintomas ou não.

    ResponderExcluir