"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." ( Georg Christoph Lichtenberg ) |
Sempre respeitei as pessoas, pois o lema era : respeitar pra ser respeitado.
Só que hoje, não sendo mais um menino obediente, tenho duvidas sérias a quem respeitar...?
No mundo em que vivemos, o que seria respeito? A quem deveríamos respeitar? - Sinceramente, não sei.
Respeitar o lobo ou a ovelha??
-Será que devo respeitar meu vizinho,que insiste em ouvir aquelas musicas de que não gosto, no volume máximo?
-Será que devo respeitar, aquela fifi da rua, que fala da vida de todo mundo?
-Será que devo respeitar os motoristas que insistem em andar nas vias, como se fosse numa corrida sem fim?
-Ou será que devo respeitar o agente de transito, que na esquina, finge que nada ver?
-Será que devo respeitar, todos aqueles que reclamam de tudo, e esquecem que também são responsáveis?
-Será que devo respeitar a policia, que com ações truculentas, afastam a sociedade da parceria contra a violência?
-Ou será que tenho de respeitar os abusos de autoridades?
-Será que devo respeitar o advogado, que entende a lei conforme o interesse do seu cliente, independente do crime cometido?
-Ou será que devo respeitar o corporativismo dos Juízes, dos médicos e dos políticos?
-Será que devo respeitar um governo, que abandona seu povo a própria sorte e maqueia a realidade com propagandas bonitas?
-Será que devo respeitar um projeto de governo que institucionaliza a dicotomia, em nome de reparação do passado?
UNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS |
-Ou será que devo respeitar o politicamente correto, onde não posso dizer o que é certo, pois estou sendo errado?
-Será que devo respeitar as pessoas que exigem respeito, mas não se dão ao respeito?
-Será que devo respeitar os grupos, que em nome da liberdade de expressão, não aceitam que eu me expresse em contrario?
-Ou será que devo respeitar as inúmeras instituições governamentais e não-governamentais, que usam e abusam do dinheiro publico?
-Será que devo respeitar os movimentos, ditos sociais, que agem em beneficio próprio?
-Será que devo respeitar, as varias religiões, que vivem da compra da consciência dos seus fieis?
Sinceramente, não sei a quem mais respeitar? e assim sendo, tenho consciência que , também , não serei respeitado...
Inúmeras desculpas peço, aos meus pais que me ensinaram a quem respeitar e que hoje depois de ser desrespeitado por demais, não mais sigo por sua cartilha.
Perdi a fé nas instituições constituídas e que fazem parte da sociedade em que vivo. Não mais as respeito em nome da indignação que me toma a mente.
O único a quem respeito de fato e de direito, é o meu pensamento, que é livre das amarras impostas por dogmas e leis e que mesmo sendo equivocado, é meu e ninguém me toma.
E você a quem respeita?
ESTA É MINHA OPINIÃO.
Mais uma postagem muito boa do amigo, retrata o conflito que nossa sociedade vive, de um lado temos que respeitar, e do outro não somos respeitados em nossos direitos mais básicos, ta ai o caso da Uneal, estacionamento fechado e tiveram que colocar os carros na Rua, isso é uma pena, respeito não é pra todos e em nosso estado muito menos
ResponderExcluirComo dizia um amigo meu "Respeito é bom e todo mundo gosta", hojé pode ser substituido facilmente por "Respeito é bom, a maioria reconhece mas a minoria obedece", ou poderia tecer de varias formas essa frase mas gostei da sua reflecção! Parabens pela iniciativa blogueira. Usando o futuro no presente!
ResponderExcluirO significado da palavra respeito perdeu-se no tempo e no espaço. Já não mais existe valoração. Respeita-se os pares, aqueles que de uma forma ou de outra ostentam as mesmas bases, mas respeitar aqueles que estão à margem dessas bases tornou-se argumento para se alcançar o poder. O seu texto está extraordinário! Exige reflexão cotidiana! Parabéns!
ResponderExcluirÓtimo texto caro amigo Iran.
ResponderExcluirDe fato a palavra respeito parece ter perdido o seu significado. Tento respeitar, mas diante de tanto desrespeito, não sei como respeitar. Dessa forma, tenho a mesma dúvida que você!
É iram vc foi único, é muito difícil hoje em dia a gente respeitar verdadeiramente, mesmo os nossos pais tendo nos ensinado a respeitar. Diante de um mundo q ñ respeita nem suas próprias leis, se realmente fossemos ser quem gostaríamos de ser ñ sairíamos nem de casa, por tantas coisas q vemos e ñ podemos nos manifestar de fato.Mas em respeito a nosso pais temos que manter o devido respeito e respeitar...né?
ResponderExcluirbelo texto!
ResponderExcluir'respeito', assim como 'ética', passaram a ser palavras de alto valor na sociedade capitalista, pois são utilizadas normalmente apenas por aqueles não as praticam no seu cotidiano. seus pais viveram em outra época, passaram os valores corretos, nosso mundo é que os degenerou apenas nisso, palavras vazias.
Parabéns pelo texto! Excelente escritor!
ResponderExcluirDiante de tal questionamento, levantarei outro: o que é respeito? É simplesmente calar e aceitar? Ou será que devemos, diante do ensinamento de nossos pais, trazer um novo sentido a esse? Será que ao contestar estamos desrespeitando? Pois é, são novos paradigmas diante de nós, que exigem outro tipo de conduta, não mais aquela de calar e aceitar, mas a que de forma "respeitosa", e antes de tudo com senso crítico, nos permite levantar e dizer que não concordamos. É disso que precisamos: mais respeito a nossa própria dignidade e cidadania!
Magnifico texto Iran, ainda não tinha parado pra pensar no sentindo literal da palavra respeito e o quanto ele n se aplika de fato.. Já n sei mais quem respeitar e o pq fazer...
ResponderExcluir