Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal, como devemos comemorar?







É natal, tempo de paz, de amor, confraternização e o "nascimento" de Jesus... será que é isso mesmo?

Você já parou pra pensar, que o que menos se comemora, é o "nascimento" de Jesus? E a paz, o amor onde estão? Confraternização?! -aí sim, tem de montão. Com muita comida, bebida e o tão famoso- amigo secreto...

Fala-se e pratica mais o papai Noel, a árvore -tão cheia de bolas cintilantes- as guirlandas e luzes multicolorida do que, se propõe o cristianismo.

Para os anticapitalistas, é puro consumismo (mesmo assim, participam da farra das compras de Natal)

Para o cristão, comemora-se o nascimento do Rei dos Reis, do Messias. Embora, o Novo Testamento não diga nada a respeito da data que Cristo veio ao mundo. Isso, no entanto, não tira o significado do Natal, pois apesar da data não ser confiável, o acontecimento por ela representado continua a ser extremamente importante para os cristãos em todo o mundo.

Para os historiadores, a explicação é: "(...) os romanos eram um povo pagão, que acreditavam em diversos deuses e faziam muitas festas para eles. As mais importantes eram as festas em homenagens aos solstícios de verão e de inverno. Em 221 EC(era cristã), o historiador cristão Julius Africanus cravou o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro, dia que era celebrado o culto ao deus persa Mitra, que ganhou dos romanos uma data e celebração especial: O Festival do Sol Invicto, comemorado no dia 25 de dezembro."

A igreja gostou, pois desta forma poderia angariar mais fiéis e melhor, de forma mais fácil, e assim, "(...) a partir do século IV, quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do império, começaram as comemorações do nascimento de Cristo a ser realizadas no dia 25 de dezembro, o que perdura até os dias atuais."

O sol, que era comemorado na festa pagã, foi substituído pela "luz do mundo", Jesus. Ressaltando, que a própria data, historicamente, está equivocada. Jesus pode ter nascido antes da era cristã...

Já em relação à árvore e o presépio, acredita-se que esta tradição "(...) começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares à bela cena que havia presenciado na floresta.”.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. "(...) Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII."

Já a figura do famosissimo velhinho, segundo Estudiosos, foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. "(...) Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele."

"A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal."

"(...) Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto (...)”.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo, e que conhecemos até hoje.

E agora, com datas controversas, invencionisses comerciais e figuras mitologicas, o que comemorar?

Particularmente, acho que é mais uma festa para exercitar o que o Homem poderia fazer de forma natural, que é a busca da paz e do amor fraterno. E esse exercício, só é praticado em dias específicos e que depois, é deixado de lado até o próximo ano.
É também a oportunidade de muitos, praticarem a hipocrisia, em nome de um ritual que a maioria alardea, que é evidenciar, mesmo que momentaneamente, o "espirito natalino". Acho que é mais um dia normal, motivado ao encontro familiar e comercial, e que se espera, que ocorra no próximo ano, dando continuidade à tradição...

  • Você já pensou na quantidade de cristãos, que buscam a paz, não a fictícia dos textos e musicas, mas a paz real, e não encontram?
  • Já pensou naqueles que estão atormentados, pela fome e pela miséria, vivendo uma fantasia pós-morte, pois a realidade é de matar?
  • Você já pensou que depois das festas a realidade nos cai, dura e firme em nossas vidas, sem o brilho da fantasia, no dia seguinte?
 Acho que a comemoração do Natal, não muda essa realidade, apenas nos transporta para uma outra percepção do que poderia ser a vida...

Portanto, comemore o Natal como você acha que deve,(ou não) lembrando que o cotidiano baterá à sua porta, pois esse é o mundo real, e dele nós não podemos fugir.



Boas festas a todos.

Fontes: Revista Superinteressante. http://pt.wikipedia.org. http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm. http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4528/quando_jesus_nasceu/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Preço da Corrupção no Brasil.




   Finalmente o povo brasileiro, embora timidamente, vem se manifestando contra a onda de corrupção que
assola nosso país. Timidamente pois, ja vimos marchas a favor disso ou aquilo, levar às ruas milhares de simpatizantes e lamentavelmente não vemos como gostariamos, a ruas tomadas pela indignação dos que são vitimas destes ratazanas que surrupiam, todos os dias o nosso dinheiro, que é fruto do nosso trabalho e enche os cofres da União, através dos impostos recolhidos. 

   Talvéz a sociedade, não se atenha ainda, quanto ao volume de dinheiro que é roubado dos cofres publicos.  Talvéz não sinta, ainda, a dimensão do que poderia ser feito com nosso suado dinheirinho.

   Segundo a FIESP, são surrupiados dos cofres publicos, por ano, cerca de $ 85 BILHÕES, isso mesmo.   Esse montante daria para custear 34 milhões de diarias de UTIs; daria para construir 33.000 unidades de pronto atendimento 24 horas; para construir 1,5 milhão de casas populares; contruir 241 quilometros de metrô; daria para construir 28.000 escolas para 360 alunos cada uma; daria para construir 36.000 quilometros de estradas. E muito mais, afinal são $ 85 bilhões/ano. Sim!, daria para pagar $242,00 de beneficio do bolsa familia, a 13 milhões de beneficiados por mais de 2 anos... 

   E aí, sentiu na pele o quanto é grande o roubo dos cofres publicos? E esse problema não é exclusivo da esfera federal, em todas as outras, encontramos casos dos famosos "desvios de verbas". 

   Será que não está na hora de deixarmos a timidez de nossa omissão e irmos as ruas e gritarmos que ja não aguentamos mais!? E mostrarmos nossa indignação nas urnas?

   Já vemos ministros cairem como pinos de um boliche, vemos governadores flagrados embolsando propina, prefeitos foragidos, vereadores indiciados, vemos primeiras-damas, em CADEIA nacional, mais famosa que atriz de novela... e também vemos, muita impunidade... Estamos esperando o que?

   Graças a tão combatida midia, vemos diariamente as denuncias, o que alguns dirão se tratar de denuncismo, achismo e outros ismos. Mas, fica cada vez mais evidente que precisamos mudar os habitos, nossos e destes politicos sacanas ,que sem dó nem piedade nos roubam descaradamente e assistimos a tudo pacivamente.

   Roubam dos nossos bolsos, depois veem com programas assistencialistas e cotistas, para tentar remediar um mau maior. Puro mal caratismo. 

   O poder é tomado de assalto pelo clientelismo e o nepotismo. A maquina publica da União, esta inchada com 90.000 pessoas com cargos de confiança. Enquanto nos EUA, são 9.051 cargos, e na Grã-Bretanha, cerca de 300 pessoas, o Brasil incha seus quadros burocraticos com afilhados partidarios, em nome da "governabilidade". Na verdade esses apaniguados todos, trabalham para os partidos e não, para a nação.  Por isso se degladiam pelas indicações e cotas...

   São 2,3% de toda riquesa produzida pelo país, que escorre pelo ralo da corrupção. O pior de tudo, é que de toda essa dinherama roubada, a CGU só consegue descobrir 1% e recuperar 0,07%, ou seja, de um iceberg recupera-se uma pedrinha de gelo...

   O que está faltando para tomarmos as ruas? e mostrarmos nossa indignação nas urnas? A situação é gravissima. 

   Esses $85 bilhões/ano, que são roubados se refletem diretamente na condição lamentavel de nossa falta de educação, de nossa falta de segurança, de transporte publico de pessima qualidade, de repartições publicas ineficientes, da falta de habitação... ou seja, tudo o que nos falta de melhoria, na nossa condição, em quanto sociedade, vai diretamente para os bolsos,cuecas e meias dos politicos profissionais. Será pouco, para agirmos?

   Espero sinceramente, que a partir de agora, as fileiras dos homens e mulheres de bem deste país, tomem as ruas com um brado forte de BASTA DE CORRUPÇÃO! E que, não só as marchas por direitos individuais, somem milhares de pessoas.




Esta é minha opinião, porque ficar calado, faz qualquer idiota parecer inteligente.



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aniversário, é só para comemorar??


Muita festa, com direito a bolos e muitas felicitações. Nada estranho em se tratando de aniversário.

Mas, nem tudo é a festa, temos que arrumar a casa para receber os convidados, organizar tudo a contento, afinal queremos que todos saiam satisfeitos e felizes.

Congraço-me com todos, pois também, sou parte dos convidados. No caso, morador e cidadão de Arapiraca, a jovem senhora aniversáriante.

Vejo o quanto tem sido feito por essa cidade. É notório os investimentos em educação, saúde, calçamentos, moradia, limpeza, iluminação, enfim, nos serviços básicos de melhoramento da cidade.
Dos 87 anos, só a pouco mais de uma década, é que vem sendo feito, de fato, ações que veremos como essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade... mas, muito mais precisa ser feito.

Nestes últimos dias, vi várias reações publicas "de amor pela terrinha", assim como vi também, muitas reclamações em coisa pontuais, coisas que estão ligadas diretamente com o povo, tanto da zona urbana, quanto da rural.

É mais do que justo que façamos criticas, não a critica pela critica, ou pela magoa mas, criticas para que os problemas pontuais sejam minimizados e tragam o bem estar para os cidadãos.

Em recente estudo realizado em 106 cidades com mais de 200 mil habitantes, vemos na questão especifica de saneamento, que em Arapiraca, estamos engatinhando em números da população atendida com rede de esgoto. Por exemplo, enquanto Americana, interior de São Paulo, 99% da população é atendida com saneamento, em nossa cidade só 19% é atendida. Neste mesmo estudo, fala-se que necessitaríamos de investimentos na ordem de $ 250 milhões, só que o orçamento anual da prefeitura não passa de $ 360 milhões. Ressalta-se aqui que, "na ultima década, foram investidos $ 17 milhões nesta área." Investimento modesto mas, que dobrou o alcance do sistema de esgoto. Infelizmente, das 106 cidades pesquisadas, a nossa ficou com o pior índice.

Mas qual a formula de Americana/SP? -Investimento. Lá se começou a construir as primeiras tubulações em 1902, por empresários alemães. E em 1928, entrou em vigor uma lei que implementava a rede de esgoto em todo município. Em Americana/SP, 100% dos esgotos recebem tratamento.

Alguém dirá, o que temos com Americana/SP? -Direi, tudo. Acho, que devemos nos espelhar no melhor exemplo. Devemos estar atentos a essa questão e de olho nos futuros governantes de nossa terra. Afinal, que desagradável será, convidar muita gente à nossa casa, para nosso aniversário, e os convidados "sujarem os pés de lama", pois na frente de nossa casa passa o esgoto, sujo e fétido, ou seja, levaram a sujeira para dentro de nossas casas. Extremamente desagradável.

Mesmo com um grande número de bairros assistidos com calçamento e saneamento, ainda há muitos a espera deste mesmo beneficio.

Há um dito popular que diz que, "politico não faz saneamento, porque obra que ninguém ver, não dá voto". Podemos até não ver, mas sentimos na própria pele o problema, não pela questão estética mas, por questões de saúde publica. Pense em quanto se gasta com atendimentos, por causa de diarreia? quantos dias sem trabalhar e produzir, por conta de estarmos acamados, doentes...

Precisamos cobrar dos nossos futuros gestores, compromisso com rede e tratamento de esgoto e principalmente água tratada, problema que atualmente aflige a maioria de nossos municipes. Segundo esse mesmo estudo, só 1/3 de nossa população é atendida com água encanada. É muito seria a situação. Pense nos inúmeros conjuntos habitacionais que estão sendo inaugurados em nossa cidade... haverá água para todos, se já falta para a maioria??

Se estamos caminhando para o futuro, devemos buscar a excelência nos serviços públicos, devemos adaptar à nossa região, os bons exemplos de outras cidades que como a nossa, têm mais de 200 mil habitantes.

Excelência em geração empregos, como Paulista/PE com índice de 21,3% de 2009 para 2010. Graças ao grande numero de cursos proficionalizantes, o que gera mão de obra qualificada, atraindo assim os empresários. Mão de obra especializada, mais trabalho...

Devemos também, ter excelência na educação básica, como Marilia/SP com IDEB pontuando 6,4. Um otimo caminho que estamos trilhando, são as escolas de tempo integral. Além de mantermos as crianças com suas atividades escolares, as incentivamos em outras, afastando-as das ruas...

Um dos pontos nevrálgico de nossa condição de cidade grande, é a violência. Precisamos, conjuntamente com ações praticas e não demagógicas, do Estado, atuarmos com mais eficiência no combate à violência. Guarda municipal, monitoramento com câmeras, são algumas das possibilidades que se pode criar para minimizar o problema. Atentos portanto, aos futuros governantes de nossa amada terra.

Precisamos melhorar a nossa renda per capita, estamos como a 3º pior renda entre as 106 cidades pesquisadas. Gestores têm que trazer mais industrias para nossa região, investir mais em infraestrutura e se possível, incentivos fiscais para quem quer investir em nosso município.

Precisamos tratar da questão do lixo, como por exemplo Stº André/SP onde 100% da população é atendida pela coleta e destino do lixo. Precisamos implementar a coleta seletiva, a criação de cooperativas de reciclagem, enfim, gerar riqueza do lixo.

Devemos seguir e buscar o exemplo em excelência de Presidente Prudente/SP, onde são 8 óbitos em cada 100.000 nascidos vivos. Onde o acompanhamento à gestante, começa a partir do teste de gravidez, até a hora do parto. Sei que muito tem sido feito, mas não devemos nos "conformar" até chegarmos a um nível de excelência em saúde publica. É louvável o reconhecimento pelo trabalho bem feito, imagine ser exemplo para os demais... ganham todos, tanto os usuários, quanto os gestores.

Acho que agora, podemos organizar o próximo aniversário de nossa cidade, com os dois pés no futuro. E esse futuro está em nossas mãos, portanto, cobre, fiscalize e fique de olho nas propostas de campanha dos próximos postulantes à prefeitura.

Assim como a um filho amado, teço minhas criticas para que ele cresça e melhore a cada dia, não só por achar que ele está errado, nisso ou naquilo mas, para que seja de forma construtiva e solida o seu crescimento.
                                                                                          
                                                                                   
ESTA É MINHA OPINIÃO. porque ficar calado, faz qualquer idiota parecer inteligente.

                                                                                                                             dados colhidos na Veja,edição 2241 nº 44 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VAMOS FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS!

OBS: "Para quem leu a nossa ultima postagem, nós conseguimos limpar a escola. Com o apoio do Ver. Daniel Rocha, que em contato com a 5ª CRE conseguiu a autorização, para que a Secretaria de limpeza da PM, pudesse adentrar no Espaço do Estado..."


De uns tempo para cá, Arapiraca vem sofrendo grandes transformações à olhos vistos. Começamos a notar algo de novo no font, a partir da administração dos anos 2000. E ficou evidente, nesta ultima, que se começou a inserir Arapiraca, num contexto de desenvolvimento diferenciado e voltado para o futuro.

Como costumo dizer, Arapiraca está de cara nova, vemos passos largos dados na educação, na saúde, na infra-estrutura dos bairros, na qualidade de vida do cidadão...

Está uma maravilha, tudo perfeito? - Não, claro que não! Muito precisa ser feito.
Precisamos de mais escolas de tempo integral, mais creches, mais restaurantes popular, mais saneamento, mais calçamento, mais asfalto, excelência nos serviços essenciais, como limpeza, iluminação, conservação do patrimônio, enfim, não vivemos numa Arapiraca de conto de fadas, vivemos numa cidade pólo, cheia de problemas inerentes à própria condição de cidade grande.

Em detrimento das bandalheiras ocorridas em outros municipios, podemos dizer que vivemos num oasis de "tranquilidade", não no que se refere à violência dos crimes de sangue, mas, no que concerne aos crimes econômicos.

Vemos constantemente na imprensa, estampado nas manchetes, os desvios de verbas e as malversações com o dinheiro publico. Tem representante do povo, que já é figurinha carimbada nas manchetes de jornal. Coisa que não vemos em nossa cidade, vez ou outra ouvimos denuncias como: Câmara que rateia dinheiro entre seus pares, troca de sopapos entre si... suposto desvio de verba... compra de voto... campanha antecipada... Não dizendo que tais noticias não sejam graves, crime é crime, mas, em nossa cidade a frequência destes fatos é muito menor que no resto do Estado.

Mas, como esses tipos de crimes passam incólumes pela justiça, devemos fazer justiça com as próprias mãos. - Calma, não estou incitando ninguém a sair matado politicos, pois sobrariam poucos... Brincadeiras à parte, a justiça com as mãos à que me refiro, é na hora de votar em alguém na eleição, seja ela qual for.



  • Precisamos pensar, não no que esse ou aquele candidato trará de bom para mim, mas, o que fará de bom para a sociedade como um todo. 
  • Precisamos deixar de lado aqueles candidatos que têm solução para tudo, que são verdadeiros salvadores da pátria;
  • Precisamos deixar de lado os políticos que querem agir como papais do povo, que acham que retribuir o voto, é fazer favores pessoais; 
  • Precisamos acabar com a politica de herança familiar, "de pai pra filho"; (não vivemos num feldo)
  • Precisamos avaliar com bastante propriedade, aqueles que nunca trabalharam e que fazem da politica meio de vida; 
  • Precisamos analisar o patrimonio desses pretensos gestores, pois vemos como é fácil ficar rico, dentro da politica...  
Nós queremos fazer justiça com as próprias mãos, porque não aguentamos mais políticos aventureiros e oportunistas em nossa cidade. Conclamamos o voto certo, o voto no desenvolvimento de Arapiraca.

A dança das cadeiras já começou, vemos as mudanças em nome das "alianças" e percebemos o quanto é relegado a segundo plano os interesses do povo. Muda-se de partido como se muda de roupa, que por sinal é de grife...
Bandeiras ideológicas são rasgadas em nome da "união" à algo. Coligações são feitas em nome da "força politica," enquanto que o povo, não passa de simples marionete nas mãos dos inescrupulosos...

Mesmo Arapiraca tendo problemas pontuais, queremos retroceder no tempo? - Não, acho que não!

Neste próximo pleito, devemos escolher o gestor certo. Não aquele populista, não aquele que já foi isso ou aquilo, ou aquele que nunca foi nada, ou então aquele que a única virtude, é ser indicado por A ou B...

Precisamos da continuação do progresso de nossa sociedade, não da continuação ou perpetuação do poder, precisamos ver com lupa, a ficha dos próximos candidatos, e temos que ter como parâmetro de analise, a ficha limpa do cidadão.

  • Ser indicado, não redime ninguém de seus erros do passado; 
  • Ter como sonho "ajudar o povo" não o torna competente;
  • Ser pobre, não o habilita em ser honesto;
  • Ser popular, não o faz ser do povo; 
  • Ter parentesco e "pedigree", não o faz melhor que os demais;

Sei que é dificil, fazer essa analise no atual contesto, mas como disse, devemos fazer justiça através do voto, evidênciando quem é ficha limpa. Assim sendo, já eliminamos de cara, alguns aventureiros e "paraquedistas"

Arapiraca, não pode mais aceitar aventureiros fingindo que administram, queremos administradores que estejam voltados para o futuro, e o futuro é agora. Precisamos de gestores, que mirem no bem estar da sociedade como um todo, não só no eleitorado que faz parte do "seu curral", afinal, não somos gado pra sermos "tangidos"...

Miremos na continuação do progresso, não na perpetuação do poder, ou nas aventuras ensandecidas de alguns politicos profissionais.

Progresso com igualdade de oportunidades para todos, isso é o que queremos, não fantasias inatingivéis.
FICHA LIMPA NELES!



ESTA É MINHA OPINIÃO. Porque calado, qualquer idiota parece inteligente.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Testemunha do descaso.


Há dias venho tentando escrever o que vi e senti ao fazer meu estágio supervisionado I, em uma escola de minha Arapiraca, escola esta que faz parte das muitas sob responsabilidade do Estado.

Tive um sentimento de desgosto e revolta, o que me fez pensar se devo ou não lecionar, quando concluir meu curso... 

Estamos acostumado, por assim dizer, com os vários comentários dos especialistas de plantão, em relação ao caos instalado na condução da Educação escolar de nosso Estado, mas, você ver de perto é outra coisa, é desanimador.

Passei um curto período de 2 semanas na escola, que propositalmente não revelarei o nome, examinei o Projeto Politico Pedagógico, esmiunçei as maravilhas escritas neste projeto e confrontei com a dura realidade, fora das belas linhas escritas por profissionais que não cansam de tentar fazer o melhor. E qual foi minha surpresa? Encontrei coisas surreais e que se houvesse prioridade no que concerne à educação, no nosso Estado, não veríamos jamais...

 Meus queridos leitores, passados quinze dias desta minha visita (à escola), ainda me sinto revoltado e me falta articulação na escrita, diante de tanta coisa que fervilha na minha cabeça. Por isso, usarei a máxima que diz: "um gesto vale mais que mil palavras" no caso, o gesto são as fotos que tiramos da situação vivenciada pela escola...

O portão de entrada está danificado, e vive constantemente aberto porque não tem porteiro nos períodos da manhã e tarde.
Há mais um portão pequeno, entre o grande e o estacionamento na frente da escola, que é aberto/fechado pela coordenação da escola. não é "atribuição" das coordenadoras. -surreal...
Questionei, e como resposta ouvi que "já foram mandados inúmeros ofícios, relatando o problema e até agora nada..."






   Esta é a situação do terreno que envolve a escola. Mato fechado e bastante alto, em um local que daria para construir um ginásio de esportes, por exemplo.
  Conversamos pessoalmente com o prefeito, sobre a possibilidade de limparmos esse matagal e ele me disse: "não podemos invadir o espaço que é do Estado..." penso que não poderia haver essa dicotomia em relação à Educação. Esse tipo de burocracia é desagradável, impede que resolvamos coisa pontuais. Mas não desistiremos e veremos o que se pode fazer, para não se caracterizar uma "invasão"...

   Em conversa com a direção, soubemos que marginais pulam o muro e se escondem neste terreno, talvez, penso eu, para consumir drogas e escondê-las...
   Sem contar que ficam no portão da escola incomodando quem entra e quem sai. -Chamar a policia? de nada adianta, são menores...
Terreno grande e abandonado - surreal.


Fedentina e muito tapurú.

  Essa foto, é por trás da cozinha. O mau cheiro é quase que insuportável. Em conversa com a direção, ninguém sabe se é uma fossa estourada ou simplesmente a caixa de gordura entupida, pois ninguém na escola soube dizer, se existe fossa na escola, e se existe não se sabe a localização,devido a falta de uma planta baixa do predio. O que se teoriza, é que o esgotamento vai para a rua, o que também , ninguém soube dizer se há saneamento básico...
 Mistério da fossa - surreal.








INFILTRAÇÕES




Prédio com 8 anos de construído,com esse grau de infiltração...










Espaço que poderia ser otimizado para atividades extra-curriculares, está assim, servindo de depósito para carteiras quebradas.


JANELAS ARRANCADAS, OBRA DOS ALUNOS...



OS ESPAÇOS SEM USO,. AQUI O ELEVADOR PARA CADEIRANTES, É USADO COMO DEPÓSITO...
dinheiro desperdiçado...
 Falando em carteiras:
É FEITA DE MATERIAL FÁCIL DE QUEBRAR, ATÉ NA LIMPEZA
ERA PRA SER UM ELEVADOR P/DEFICIENTE . ESTÁ QUEBRADO...



ERA PARA SER O ACESSO AO ELEVADOR...














  Como se não bastasse o esforço do governo e seus incompetentes secretários de educação, juntamente com uma CRE omissa, temos a ilustre participação dos alunos na depredação do património público, os quais são os principais usuários.



Os alvos mais atacados por esse bando de vândalos, são os banheiros.


Especiais sem privacidade



   Os banheiros dos deficientes não têm portas, pois os vândalos quebraram, deixando os colegas sem nenhuma privacidade. Não há descargas, nem pias, nem tão pouco fechadura nas portas. Todas quebradas ou arrancadas...  Sem funcionário para fazer manutenção, há vaso sanitário entupido com fezes, uma fedentina só...

  Apesar desta situação os banheiros são bem limpos, pelas poucas serviçais da escola.
vaso entupido.
Parede de mármore quebrada,sem porta... sem privacidade.


MAIS VANDALISMO.







  • A escola não tem serviçais suficientes para atender a demanda de trabalho da escola.
  • Não tem porteiro em dois dos turnos, enquanto à noite há 3... 
  • Faltam professores, ainda tem monitores... 
  • Falta profissionais qualificados para trabalharem com os especiais, exemplo, só há uma professora que trabalha com cegos, e já passou do tempo de se aposentar...
  Diante de tantos problemas pontuais, são enviados constantes ofícios para a Coordenadoria Regional de Ensino e nada é feito para resolver... chega-se ao absurdo da 5ª CRE levar emprestado projetor e tela de projeção da escola, vale frisar que esse material foi conseguido através de projeto da escola, aprovado pelo MEC...
  Falando em projeto, a escola trabalhou em um por 3 anos. Teve reconhecimento internacional, e o prêmio eram vários materiais oriundos da apreensão de contrabando, feito pela Receita Federal. Simplesmente o Estado, representado por sua secretaria de educação, rateou os vários premios com algumas escolas de Maceió...
Rateio de prêmio conquistado pela escola, para outras que nada fizeram... - surreal.

Laboratório de informática: SEM INTERNET.

  Enfatizando o descaso da SEE e CRE, encontramos muitos materiais que não estão sendo usados por falta de espaço físico, e estrutura básica, como Internet e instalação dos programas para funcionamento dos computadores, faltam também, mais profissionais para trabalharem com material didático vindo do MEC, diga-se de passagem, material de 1ª qualidade. Exemplos: 

Faltam 5 CPUS... ???


Material didatico de matemática,guardado. Não há laboratório.

São varias estantes cheia de material para o laboratório de matemática,que não existe. Estão guardadas no de ciências...



Há torre e cabos, mas não há o principal... INTERNET.
















  O que achei mais absurdo de tudo, é uma máquina de impressão em Braille, que vale mais de 25 mil reais, sem uso, desde sua entrega em 2006, por falta de papel, que é especial...

  Computadores especiais para cegos e quem tem baixa visão, parados por que nunca vieram instalar os programas...

  Falando em computadores, em certa feita, foi recolhido cerca de 28 Pcs, pois demorou tanto tempo para ser feita as instalações dos programas, que os mesmos já não funcionavam mais...

  O importante disto tudo, é que quando foi inaugurada a referida escola, creio eu, por motivos políticos eleitoreiros, -não vou aqui entrar neste mérito-, era considerada uma das mais modernas escolas do Estado. E hoje é motivo de vergonha, tamanho é o descaso por parte da SEE e 5ª CRE...

  E o que mais me revolta é que o último "Dr. secretário", é daqui de Arapiraca. Sabe o que ele fez para melhorar a situação desta e de outra escolas?? NADA, absolutamente, NADA. E agora quer posar de bom moço e se candidatar a gestor municipal...  aposto que o discurso de campanha será a EDUCAÇÃO...

  Vamos esperar, para que mais tempo se passe e os bons profissionais desta unidade de ensino, envelheçam e percam as esperanças de melhora e que o tempo, também, se encarregue de desabá-la, como tem acontecido com outras tantas escolas, neste Estado...

  Nos primeiros dias de meu estágio, ouvindo os relatos das coordenadoras e professores, fiquei com duvidas se quero isso para mim... Vi professores sendo desautorizados por alunos sem educação e sem valor moral do que é respeito. Vi professores desmotivados, por tentarem tanto, mostrar a importância do ensino aos muitos alunos que não querem nada com a vida. Vi tristeza no olhar do professor, dizendo que já não sabe mais o que fazer para que haja disciplina em sala de aula, e que quando chega a tomar uma atitude enérgica, vem o pai na escola desrespeita-lo e até ameaça-lo...

  Vi no PPP, a importância do aluno em detrimento do professor.
Consta no Projeto, que o professor deve ser "responsável pela integridade física do aluno...". Aí eu pergunto, e a integridade fisica do professor, quando é ameaçado pelo aluno e até pelos pais de aluno???

  Há uma desvalorização geral numa unidade desta, desde o professor, que é relegado a 2º plano, assim como a desvalorização de todo o investimento que é feito pelo MEC em forma de material didático e que não é usado por incompetência e ingerência dos Srs. Secretários de Educação, que são indicados políticos do Sr. Governador...
  Vejo desvalorização dos alunos que são tolhidos de mostrarem e usarem seu potencial, pois as condições para isso, está encaixotada em salas improvisadas...

Enquanto não entrar na agenda politica destes governantes, como prioridade, estaremos vendo e perdendo a esperança na Educação Escolar...

  •  todas as fotos:ThiagoAbel

ESTA É MINHA OPINIÃO,
                      porque ficar calado, faz qualquer idiota parecer inteligente.

sábado, 6 de agosto de 2011

Onde está a nossa ação, frente a indignação?

A todo instante vemos e ouvimos falar de escândalos em nosso país. Ficamos indignados com tanta imundicie jogada em nossa cara. Se indignar com tudo isso é natural, mas o que fazemos em relação às ações de combate a esse pântano mal cheiroso de escândalos?




Vemos pessoas roubando descaradamente o dinheiro público e saindo da zona de conforto de seus cargos, sem devolver um centavo siquer do nosso suado dinheirinho;
Vemos os poderes constituidos, envoltos em esquemas escabrosos e que só rendem manchetes e denúncias sem punição;
Vemos a torneira do erário, aberta à escorrer para as contas das empreiteiras, e que voltam aos partidos em forma de doações;
Sabemos de toda especie de corrupto, pois está explicito na tv, no jornal, no boca a boca... nada mais "natural". Já virou lugar comum falar sobre tudo isso.

Ficamos indignados com governos experts em marketing politico, que mascara e fantasia a realidade de seu povo. Que enriqueçe absurdamente seu patrimônio, onde todos sabem que seus rendimentos são incompatíveis para tanto.

Vemos tudo isso e nos indignamos; somente. Nos sentimos dopados com tantas denuncias de corrupção, ficamos abobalhados e sem ação para fazer, haja visto que não sentimos o braço forte e longo das leis, descendo sobre a cabeça dos praticantes, dos maiores ou menores crimes de corrupção. Bebemos diariamente, da taça amarga da impunidade.


- A impunidade que impera ,juntamente com a massificação da corrupção, deixa-nos descrentes de que um dia teremos justiça neste país.



 A sociedade caminha como zumbis, pela estrada dos discursos inflamados dos que estão fora do poder, e esses mesmos, já foram pedra e hoje sendo vidraça, mudam a carapaça como cobra mudando de pele.

Em uma sociedade civilizada vemos o poder de mobilização do povo, por aqui, nos conformamos de que isso "é assim mesmo", "não muda nunca"...

somos palhaços de alguém?

Até quando vamos assistir pacificamente, um governo que envolto em lama, prioriza a construção de estádios de futebol à escolas e creches?
Até quando vamos ver, o desfile de gestores em seus carrões enquanto o dinheiro da merenda foi desviado e nunca devolvido?

 Até quando vamos ignorar uma câmara de deputados, que nem a conta de luz paga e que vive de escândalo em escândalo?
 Até quando vamos suportar uma câmara de vereadores, que vive se degladiando em acusações e tapas e se diz , "legitima representante do povo"?

Até quando seremos testemunha de comportamento indecoroso de determinado edil, que cobra comissão, para intermediar um projeto cultural? e que não gosta da cidade pela qual se elegeu representante?
Até quando assistiremos pacificamente, magistrados julgando em causa propria? Fazendo da justiça a sua prostituta de luxo?
Até quando veremos pessoas analfabetas, doentes, famintas, injustiçadas, abandonadas e enganadas por discursos de dias melhores, em nosso Estado?

Será que não está na hora, de deixarmos a indignação de lado e partirmos para a ação efetiva? Tomar as ruas e fazer valer os nossos direitos?


 De traduzir a indignação, em manifestação pela erradicação desta corja de politicos corruptos que corroem as riquezas de nossa nação?

Será que não está na hora de deixarmos as teses, politico-ideológicas de lado e partirmos para uma mobilização, forte e permanente?

De esquecer os discursos salvacionistas e messiânicos, e partir para o enfrentamento da inércia que assola o povo discrente de justiça?

Será que teremos que esperar por seres divinos ou de outro planeta , para que possa varrer de nossa sociedade, o lixo deixado pelos ratos de colarinho? Ou vamos esperar mais apartamentos na capital, fazendas, condominios fechados, contas em nomes de laranjas... ?

Esperar pelas glorias do passado, quando eramos mais combativos,e como estudantes lutavamos contra forças bem maiores?, ou devemos viver recebendo afagos do poder central, para sermos apenas uma pagina na historia?


Ou seria mais interessante esperar pela ação dos sindicatos de classes, que hoje, nada mais são do que arrecadadores de dinheiro e financiadores das campanhas que lhes trarão "lucro", quando forem base do governo?

Não. Penso que não. Acho que agora é a hora de construirmos uma nova sociedade, onde a justiça varra da administração e vida publica os bandidos de plantão e que a esperança resurja nos olhos do povo, traduzida em mais escolas, creches, casas, alimento, emprego e dignidade, coisas das quais já temos direito por lei.

Chega de patifaria, nós não somos bobos de ninguém!. 
Devemos não só nos indignarmos, mas também, construirmos um país melhor e mais justo com nossas ações.




                                                                    ESTA, É MINHA OPINIÃO.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Incoerência do Politicamente Correto

Tava aqui pensando, em como é chato essa historia de politicamente correto. Em todo lugar que se vá, está lá: ser ou não ser, politicamente correto??

Politicamente correto,cala a minha boca.











No meu tempo de menino se podia dizer, às coisas, o que elas realmente significavam. Hoje já não pode, pois vai sempre aparecer alguem pra dizer que você errou, por dizer o que ele(a) é.


No meu "tempo" um cara preto, era negro; hoje é afro-descendente
O cara que transava com outro homem, era bicha,boiola,viado... hoje é GAY(feliz)
O sr(a) que vivia curvado pela idade e o peso das doenças, era velho; hoje é melhor idade 
No meu "tempo" um pequeno marginal, era trombadinha,cheira cola... hoje é pequeno infrator 
O cara que nascia com uma deformação, era aleijado; hoje é deficiênte fisico
A criança que era retardada, hoje tem necessidades especiais
No meu "tempo" quem era volumoso, era gordo; hoje tem sobrepeso
O cara que era pequeno, era nanico; hoje tem estatura mediana

Enfim, hoje você não pode dizer o que pensa sobre as coisa, porque é politicamente incorreto...

Não quero aqui dizer, que devemos sair ofendendo as pessoas, não. Mas me impedir de dizer o que penso, vai de encontro ao modismo da liberdade de expressão, por tantos alardeada.
A liberdade de expressão só é valida quando eu posso dizer o que penso, do contrario , é inocua.

É aí que está a incoerência, dizem que tenho liberdade de expressão e me tolham o direito de dizer o indizivél...

Essa coisa do politicamente correto, acho eu, é uma forma dos governos, autoritarios ou populistas, de revogarem o meu direito de pensar e dizer. É uma forma deles justificarem as suas "barbaries", contra o povo, com palavras amenas...  puro controle ideologico.

Acho hipocrisia essa onda do politicamente correto.
Porque que tenho que escolher palavras pra falar sobre um menor infrator que atira na cabeça de um cidadão, sem dó nem piedade?

Porque tenho que minimizar com palavras, a situação da pessoa que passa pelo processo degenerativo do corpo e que vive gastando o que tem e o que não tem com planos de saúde? Onde está a melhor idade?

Falo, eu falo sim!
Porque não posso dizer com aquele politico que desviou recursos da merendas escolar e deixa o povo à mercê da propria sorte, que só cometeu improbidade administrativa, o que realmente ele é?

Porque tenho que me policiar, pra lidar com pessoas afro-descendentes, que não chegarão a lugar nenhum, pois não tiveram oportunidades iguais aos demais e que só recebem politicas compensatórias?

Porque não posso chamar usuario de maconheiro, quem mata de assassino, quem rouba de ladrão, quem tá morrendo de velho?? 
Quem é o juiz deste jugamento? Pode alguém me tirar o direito de dizer o que penso?

Não quero aqui dizer que se pode sair por aí, chamando todo mundo de aleijado, viado, velho, gordo ou sei lá o que. Só acho hipocrisia falar de liberdade de expressão e me empurrar o politicamente correto, guela abaixo.



                                                      ESTA É MINHA OPINIÃO.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Quem Respeitar??

"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." ( Georg Christoph Lichtenberg )
      Sempre lembro, que meus pais me ensinaram a quem respeitar: Os mais velhos, os deficientes, os negros, os diferentes... dentro desta lição simploria, estava embutido, também, não ter preconceito. Enfim, não entendia bem mas, obedecia.

Sempre respeitei as pessoas, pois o lema era : respeitar pra ser respeitado.
Só que hoje, não sendo mais um menino obediente, tenho duvidas sérias a quem respeitar...?

No mundo em que vivemos, o que seria respeito? A quem deveríamos respeitar? - Sinceramente, não sei.




Respeitar o lobo ou a ovelha??





-Será que devo respeitar meu vizinho,que insiste em ouvir aquelas musicas de que não gosto, no volume máximo?
-Será que devo respeitar, aquela fifi da rua, que fala da vida de todo mundo?
-Será que devo respeitar os motoristas que insistem em andar nas vias, como se fosse numa corrida sem fim?

-Ou será que devo respeitar o agente de transito, que na esquina, finge que nada ver?
-Será que devo respeitar, todos aqueles que reclamam de tudo, e esquecem que também são responsáveis?
-Será que devo respeitar a policia, que com ações truculentas, afastam a sociedade da parceria contra a violência?

-Ou será que tenho de respeitar os abusos de autoridades?
-Será que devo respeitar o advogado, que entende a lei conforme o interesse do seu cliente, independente do crime cometido?

-Ou será que devo respeitar o corporativismo dos Juízes, dos médicos e dos políticos?
-Será que devo respeitar um governo, que abandona seu povo a própria sorte e maqueia a realidade com propagandas bonitas?
-Será que devo respeitar um projeto de governo que institucionaliza a dicotomia, em nome de reparação do passado?
UNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS










-Ou será que devo respeitar o politicamente correto, onde não posso dizer o que é certo, pois estou sendo errado?
-Será que devo respeitar as pessoas que exigem respeito, mas não se dão ao respeito? 
-Será que devo respeitar os grupos, que em nome da liberdade de expressão, não aceitam que eu me expresse em contrario?

-Ou será que devo respeitar as inúmeras instituições governamentais e não-governamentais, que usam e abusam do dinheiro publico?
 -Será que devo respeitar os movimentos, ditos sociais, que agem em beneficio próprio?
 -Será que devo respeitar, as varias religiões, que vivem da compra da consciência dos seus fieis?

Sinceramente, não sei a quem mais respeitar? e assim sendo, tenho consciência que , também , não serei respeitado...

Inúmeras desculpas peço, aos meus pais que me ensinaram a quem respeitar e que hoje depois de ser desrespeitado por demais, não mais sigo por sua cartilha.

Perdi a fé nas instituições constituídas e que fazem parte da sociedade em que vivo. Não mais as respeito em nome da indignação que me toma a mente.





 O único a quem respeito de fato e de direito, é o meu pensamento, que é livre das amarras impostas por dogmas e leis e que mesmo sendo equivocado, é meu e ninguém me toma.







E você a quem respeita?


                                                                    ESTA É MINHA OPINIÃO.